New School x Old School, qual a diferença entre os estilos?

Atualizado: Jul 21

Hoje em dia já existem muitos tipos de cortes de cabelo, diferente de uns 40, 50 anos atrás. Desde o Pompadour, um dos cortes mais Old School que existem, até o Blindado, um marco para a geração New School no Brasil.

A grande e ao mesmo tempo pequena diferença nos cortes está nos detalhes.


Os cortes Old School seguem um padrão particular de acabamento e corte, mais quadrado, totalmente artesanal, com a modelagem feita se utilizando apenas de navalha e tesoura (na verdade, não existe um regra escrita sobre isso, mas a ideia é reproduzir os cortes de época da mesma maneira que eram feitos). É uma reprodução dos cortes de cabelo dos anos 40, 50, e início dos anos 60, época em que as barbearias que hoje em dia voltaram a estar em alta começaram a enfraquecer. Isso se deveu ao surgimento dos salões unissex que estavam mais preparados para atender a todos os gostos, estilos de corte e tipos de cabelo, principalmente cabelos mais compridos entre os homens, tendência na época.

Já o New School vem para somar com o estilo clássico, seguindo tendências de moda e da cultura pop, com cortes novos, diferentes, e trazendo também a releitura do Old School com acabamentos menos padronizados, em V e outros formatos, não necessariamente feitos apenas com a tesoura e a navalha. Dá uma certa autonomia para o barbeiro poder ousar um pouco mais no corte escolhido pelo cliente, e em como ele vai ser feito, além da liberdade que o barbeiro tem para deixar sua assinatura no corte.

O resumo da ópera é que independente da escolha de estilo e de corte, a ideia é sair da Barbearia com um corte de cabelo estiloso e bem feito, seja ele mais inspirado no New ou no Old School.



Por Breno Cardoso

Radialista, videomaker, fotógrafo e criador de conteúdo.

https://brenodeandradecard.wixsite.com/website


36 visualizações

© 2015 TARANTINO BARBEARIA E ESTÚDIO DE TATUAGEM LTDA