Três cuidados com a barba que são essenciais no inverno

Confira algumas dicas de barba da Babearia Tarantino para a Revista GQ

O frio do inverno pode causar ressecamento da pele e da barba, mas há tratamentos específicos para a área na estação (Foto: Getty Images)
Cuidados com a barba no inverno

O frio do inverno pode causar ressecamento da pele e da barba, mas há tratamentos específicos para a área na estação (Foto: Getty Images)


Três cuidados com a barba que são essenciais no inverno


A barba merece atenção especial durante o inverno. Com a chegada da estação fria, muitos homens optam por apará-la com menos frequência ou deixá-la crescer.


Mas há cuidados com a barba que são essenciais e devem ser tomados se você quer chegar ao outono com os fios (e a pele do rosto!) saudáveis.


Use vapor quente


O vapor quente que fica no banheiro após o banho, por exemplo, é ótimo para ajudar a abrir os poros da pele, deixando-a pronta para barbear. “Você também pode usar toalhas quentes para isso. É um processo bastante utilizado nas barbearias clássicas”, conta o responsável pela Barbearia Tarantino, Ricardo Bueno.


Ele pontua que é preciso tomar cuidado com a temperatura, como a da torneira com aquecedor. “A água quente colocada diretamente no rosto pode deixá-lo vermelho e com o aspecto queimado. Por isso, o vapor e a toalha são mais indicados.”


Mas, claro, você não deve abrir mão da água para lavar os cabelos e a barba no inverno, basta a água estar em temperatura morna.



Colocar uma toalha aquecida no rosto antes de fazer a barba ajuda a abrir os poros (Foto: Divulgação/Barbearia Tarantino)
O uso da toalha quente é essencial para amolecer a pele e abrir os poros, assim os pelos recebem melhor a navalha

Colocar uma toalha aquecida no rosto antes de fazer a barba ajuda a abrir os poros (Foto: Divulgação/Barbearia Tarantino)



Seque bem


A água quente, inclusive, é um dos fatores que podem causar caspa na pele, deixando a barba e os cabelos com uma aparência desagradável. No inverno, o uso prolongado de chapéus, boinas e bonés também pode provocar o problema.


“É importante deixar a pele respirar, removendo o excesso de resíduos de produtos após a lavagem da barba e cabelos”, indica Ricardo. E é importante usar um xampu específico para lavar a barba.


Se a caspa persistir, o recomendável é procurar um dermatologista, pois há disfunções hormonais que também podem ser a causa. Assim como os cabelos, é preciso secar a barba no inverno para evitar a caspa. Dormir com uma barba longa úmida, por exemplo, não é um hábito saudável.


Para secar a barba longa, o ideal é tirar o excesso da água com a toalha e passar um balm para hidratar os fios. “O secador de cabelos pode ajudar nestes casos, mas sempre em temperatura média e a uma distância segura para não queimar a pele”, explica Ricardo.


Ele recomenda usar também um pente de madeira, pois você pode secar e pentear os fios ao mesmo tempo, ajudando a alinhá-los e evitando o frizz. No caso dos cuidados com a barba pequena ou média, apenas secar com uma toalha e utilizar um balm na pele e nos fios para evitar o ressecamento já é suficiente.


Hidrate

Ricardo recomenda os balms como uma opção para hidratar os fios de barbas de qualquer comprimento sem prejudicar o rosto. “Os óleos são mais indicados para os fios longos, como os reparadores de pontas utilizados também nos cabelos compridos”.

Para quem tem a pele oleosa ou não gosta do aspecto molhado dos óleos, pode usar apenas o balm.


(Fonte: htpp://gq.globo.com)


O Shampoo para Barba e o Balm para Barba Tarantino são excelentes opções para conservar sua barba limpa e hidratada sempre!




O Kit com Shampoo + Balm Tarantino está em promoção! Compre na nossa loja online, a entrega é feita para todo o Brasil: https://www.barbeariatarantino.com.br/product-page/kit-para-barba

26 visualizações0 comentário