top of page
  • Foto do escritorBarbearia Tarantino

Barba e máscara: como se proteger sem perder o estilo

Atualizado: 10 de nov. de 2021

Confira algumas dicas de barba da Babearia Tarantino para a Revista GQ



Barba e máscara: como se proteger no inverno
Barba e máscara: como se proteger no inverno

Manter a barba no estilo espartano (ou seja, em formato "V") torna o uso da máscara mais confortável (Foto: Getty Images)


Quem tem barba certamente já se questionou se é possível manter os fios e ainda assim se proteger durante a pandemia de Covid-19.


Afinal, o uso de máscara é uma das principais maneiras de prevenir a contaminação pela doença, mas é preciso que ela esteja bem vedada ao rosto para ser eficaz – um verdadeiro desafio para quem tem a barba longa ou volumosa.


Preciso tirar a barba?


Os profissionais de saúde são diretos: é melhor tirar a barba por completo ou mantê-la o mais curta possível. “O uso da máscara e barba é uma combinação não recomendável. Quanto maiores os pelos, maior é a área de superfície que o vírus tem para se fixar”, afirma a infectologista Claudia Maruyama, do hospital San Gennaro.


O dermatologista Guilherme Carreira concorda: “Os homens têm o hábito de tocar a barba inconscientemente ao longo do dia, o que em teoria facilita o acesso do coronavírus às vias aéreas”, explica.


Dicas de barbeiro


Quem não abre mão da barba pode mantê-la mais alinhada às laterais do rosto. “Pelo que temos reparado, eu diria que o estilo espartano (mais curta nas bochechas e mais volumosa no queixo) incomoda menos durante o uso de máscara”, diz Ricardo Bueno, responsável pela Barbearia Tarantino.



Homem fazendo a barba com espuma
Homem fazendo a barba com espuma

Faça a barba sempre movimentando o barbeador no sentido de crescimento dos pelos (Foto: Getty Images)



Se você precisa tirar os pelos por completo ou apará-los com frequência, ele indica sempre usar barbeadores novos e seguir este passo a passo: misture a espuma de barbear com água quente, e, após esfriar um pouco, espalhe a mistura sobre os fios, deixando agir por alguns minutos. “Isso ajuda a abrir os poros e a amaciar a pele para deslizar a lâmina com mais facilidade”, afirma. Ricardo também indica usar produtos pós-barba com aloe vera, camomila ou cravo na composição.


Máscara ideal


A preocupação dos médicos com a barba durante a pandemia está relacionada à vedação da máscara no rosto das pessoas – é essencial que ela cubra todo o nariz e a boca. Uma barba grande, por exemplo, pode impedir que os respiradores fiquem bem ajustados.


Máscara e barba
Máscara e barba

Ao sair, leve uma máscara para trocar conforme a que estiver no rosto ficar úmida (Foto: Getty Images/Westend61)


Você pode usar máscaras PFF2/N95 ou com três camadas de algodão. Há variedades de formatos, como as redondas que lembram uma concha. O importante é encontrar um modelo que se ajuste bem ao seu rosto, inclusive tampando a barba. Quanto mais rente à pele, melhor. Durante o uso, troque de máscara ao longo do dia e sempre que ela estiver úmida. Fuja de modelos frouxos ou montados com plástico transparente: eles não vedam completamente.

Higiene da barba

A limpeza dos fios deve ser feita diariamente com xampu próprio para esta área ou sabonete neutro. Afinal, problemas na pele do rosto, como coceiras, podem fazer com que você toque nele com frequência, o que não é recomendável neste momento.

“Antes ou depois de encostar na barba, higienize as mãos com álcool 70% ou sabão”, indica Claudia. A infectologista recomenda também evitar o uso dos óleos hidratantes para barba antes de sair de casa, pois eles podem aumentar a aderência de sujeiras.


(Fonte: htpp://gq.globo.com)



O Shampoo para Barba e o Balm para Barba Tarantino são excelentes opções para conservar sua barba limpa e hidratada sempre!



O Kit com Shampoo + Balm Tarantino está em promoção! Compre na nossa loja online, a entrega é feita para todo o Brasil: https://www.barbeariatarantino.com.br/product-page/kit-para-barba



130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp Barbearia Tarantino
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page